top of page

Suor excessivo nas mãos

  • Foto do escritor: Kalrhen Braga
    Kalrhen Braga
  • 7 de abr.
  • 3 min de leitura

O que é a hiperidrose e como tratar?



A dermatologista Vanessa Nunes explica que a hiperhidrose palmar, nome científico para o suor excessivo nas mãos, que é um excesso da produção do suor, decorrente de inúmeras causas. Por exemplo, pode ser decorrente de ansiedade, do estresse, é de causa também hereditária. E, às vezes, pode piorar na adolescência, porque também é afetada pela causa hormonal.


O estímulo das glândulas sudoríparas ocorre mais na palma da mão e na planta dos pés. Por quê? Porque existe um tipo de glândula sudorípara chamada écrina nessas regiões. E nas outras regiões do corpo é chamado apócrina. As glândulas écrinas têm o ducto da glândula sudorípara mais espiralado. Portanto, com o aumento da produção do suor, ele fica mais tempo em contato com a pele ou caminha mais longo do ducto e daí provoca até uma descamação. Pode provocar, não provoca, pode provocar descamação nas palmas das mãos.


Confundindo muitas vezes, vulgarmente, por crendice popular, como aumento de ácido úrico, o que não é verdade. Isso chama-se desidrose, que é a descamação da mão por conta do excesso de produção de suor.


Doutora Vanessa Nunes cita quais as causas, que podem ser hereditárias, por ansiedade, porque a ansiedade aumenta a produção com certeza de suor e principalmente nessas glândulas écrinas que existe na palma das mãos. Existem glândulas, câncer de rim também, então pode acontecer de produzir mais suor das mãos. Doenças de glândulas endocrinológicas, como diabetes também pode ocorrer e principalmente hipertiroidismo, porque a tiroide cuida do metabolismo do organismo e o metabolismo aumentado vai aumentar a produção do suor.


E como relatei na adolescência pode piorar ou começar a parecer a hiperidrose. E por que isso acontece se eu disse que ela é hereditária, deveria acontecer essa criança? Mas é por conta que também os hormônios de testosterona ajudam também a produzir mais sudorese.


Ainda sobre a transpiração das mãos, é muito importante praticar atividades para diminuir a ansiedade. Fazer atividades lúdicas, meditação, massagens relaxantes. Fazer todas as atividades para poder diminuir a ansiedade e o estresse. Se houver doenças endocrinológicas, tem que fazer o controle da tireoide, do diabete, etc.

Como tratamento, existem substâncias à base de alumínio, que diminui a produção de suor, eletroiontoforese, existem aparelhos médicos que você compra, leva para casa e pode fazer regularmente esse tipo de tratamento.

Pode ser feita a aplicação de Botox com anestesia na região do punho, uma anestesia troncular e daí você faz aplicação no Botox em toda a palma da mão e diminui bastante a quantidade de suor, só que o inconveniente é que é um alto custo e deve ser feito duas vezes por ano.


Beatriz Mora, especialista em unhas, relata que suas mãos suam tanto, em dias de frio, e agrava em dias de calor, que usa luvas para trabalhar. Já buscou produtos e tratamentos com cremes e hidratantes, mas nada resolveu com total sucesso, amenizava, mas nada resolvia por completo. Ela tem receio de fazer a cirurgia por saber que pode voltar o problema mesmo que em outra parte do corpo. A manicure conta que as luvas têm ajudado no seu dia a dia, é uma solução imediata, mas que é algo que tem que sempre usar para poder trabalhar com segurança e também para levar qualidade para suas clientes.


A Doutora Vanessa Nunes finaliza contando que tem também com cirurgião torássico a simpatectomia, que é o corte de um nervo simpático, para diminuir então a produção de suor das mãos. Mas às vezes pode ocorrer uma compensação da produção do suor, por exemplo, numa faixa na região do abdômen. Então, você acaba não tendo mais a produção do suor das mãos, mas é um risco, não é certo. Mas tem que conversar com o cirurgião torássico, qual é a porcentagem, a probabilidade de sair o suor das mãos e ir para um outro lugar.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page