Focando na experiência do cliente, Bruna Ferreira fortalece o papel das mulheres nos negócios
Em novembro, o Brasil celebra o empreendedorismo feminino, ressaltando as trajetórias inspiradoras de mulheres que estão moldando o cenário empresarial do país. Segundo o relatório do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), atualmente, existem 9,3 milhões de mulheres à frente de negócios no Brasil, representando 34% dos empreendedores do país. Como exemplo surge Bruna Ferreira, de 36 anos, que se destaca por sua coragem, visão estratégica e sucesso. Ex-bancária, abandonou uma carreira consolidada para se dedicar ao empreendedorismo e, em um curto período, demonstrou que sua decisão foi a mais acertada, alcançando sucesso e reconhecimento.
Após quase uma década trabalhando no setor bancário, onde orientou clientes de alta renda a expandirem seus negócios, Bruna decidiu seguir um caminho próprio. Em 2018, ela abriu seu primeiro salão de beleza em Águas Claras, Brasília, e, em plena pandemia, desafiando todas as previsões pessimistas, seu negócio decolou. Com formação técnica em empreendedorismo e habilidades consolidadas em gestão, sua expertise logo se traduziu em resultados: pouco tempo ela conseguiu aumentar o espaço de seu salão e se tornou referência no mercado, começando a ser consultada até mesmo pela concorrência.
Foi quando Bruna resolveu que podia dividir esse conhecimento e faturar com isso. Hoje, presta serviços de consultorias para pequenas empresas, levando-as a crescer de maneira sólida e coesa, assim como fez com seu salão. "Empreender é um desafio que envolve equilibrar vários papéis, mas também é extremamente gratificante. Saber que estou ajudando a transformar vidas e a abrir horizontes para outras empreendedoras é o que me motiva todos os dias", afirma.
De acordo com a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2023, o Brasil se destaca como um dos países com maior proporção de mulheres empreendedoras no mundo. A pesquisa revelou que 51% dos novos negócios no Brasil são iniciados por mulheres. Além disso, a taxa de empreendedorismo feminino subiu 13% nos últimos dois anos, mesmo em meio à pandemia, mostrando a força e resiliência das mulheres nesse cenário. Esses dados reforçam o protagonismo das mulheres brasileiras, como Bruna, que não só criam negócios, mas também impulsionam a economia.
Foco na experiência do cliente
Ela acredita que seu diferencial está na visão estratégica que trouxe da experiência bancária para o universo do empreendedorismo. "A expertise adquirida ao longo dos anos permitiu que eu direcionasse esforços para áreas essenciais. No meu negócio, por exemplo, priorizei o investimento em marketing e na experiência do cliente. Oferecemos um ambiente confortável, com música agradável, aromas delicados no ar, além de petiscos como snacks, biscoitos, café, água e chá. Agenda flexível também é um fator essencial, já que muita gente não tem tempo de reservar. Esses detalhes fazem toda a diferença, pois as pessoas tendem a voltar aos lugares onde se sentem bem tratadas e acolhidas", destaca.
No mês dedicado ao empreendedorismo feminino, mulheres podem e estão conquistando o mundo dos negócios, transmutando desafios, fazendo história e modificando o cenário nacional. “É preciso ter coragem para inovar e disciplina para seguir em frente, mesmo quando os obstáculos parecem intransponíveis", conclui a especialista.
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